Os primeiros meses de um bebê é um momento muito especial na vida da mulher. Após tantos meses se dedicando exclusivamente a cuidar de seu filho, criando uma rotina e estreitando os laços com sua criança, enfim chegou a hora de voltar a trabalhar.
Muitas mães podem passar por um momento de medo e ansiedade em se separar de seus filhos ou deixá-los com outra pessoa. Mas, com um bom planejamento, é possível lidar com o retorno da licença maternidade de forma mais leve.
1. Escolha com quem vai deixar o bebê
Seja em creche, escola ou com um cuidador, é importante que você se sinta segura e confiante na sua escolha. Fazer uma boa pesquisa anteriormente é fundamental.
2. Converse com outras mães
Compartilhar experiências e ouvir outras mamães pode te ajudar a ficar mais tranquila. Escute tudo e coloque em prática aquilo que faz sentido para você.
3. Planeje a amamentação
É possível continuar amamentando mesmo após a volta ao trabalho. Extraia o seu leite e faça estoque durante o período da licença. Muitos trabalhos possuem locais onde é possível fazer a extração do leite, durante o expediente.
4. Sem culpa!
A tristeza por se afastar de seu filho durante diversas horas do seu dia é totalmente justificada. Mas lembre-se: trabalhar fora não faz de você uma mãe ruim. Você está provendo para o seu filho para que nunca lhe falte nada e se realizando no âmbito profissional.