A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa as operadoras de planos de saúde em todo o país, lançou nesta quarta-feira (15/03) a campanha “Saúde Sem Fraude”. A iniciativa conta com o apoio da Gama e tem o objetivo de informar e orientar a sociedade sobre o bom uso do plano de saúde e a importância do engajamento na prevenção e combate às fraudes.
De acordo com os dados do IESS, de 2017, estima-se que as operadoras gastem R$ 28 bilhões por ano para cobrir custos de procedimentos desnecessários e que não trazem benefícios de saúde para a população.
A campanha Saúde Sem Fraude tem unido prestadores, fornecedores e beneficiários em torno da causa e é por meio de materiais educativos, como hotsite (www.saudesemfraude.com.br), cartilhas, posts em redes sociais, vídeos e entrevistas, que todos têm recebido as devidas orientações.
Ao fazer parte desta campanha de prevenção e combate às fraudes, a Gama reforça o seu compromisso com a verdade e a transparência, além de contribuir com um ambiente de saúde mais ético, seguro e acessível, pois as fraudes tornam os planos de saúde mais caros para a população.
Fraude é o uso de meio enganoso ou ardiloso com o intuito de contornar a lei ou um contrato, lesando a terceiros. Já o uso adequado do plano de saúde é uma responsabilidade de todos os beneficiários, que podem ajudar a prevenir as fraudes e a evitar desperdícios, consequentemente auxiliando no controle de custos dos planos de saúde e evitando reajustes mais altos das mensalidades.
Saiba como evitar fraudes:
- Não compartilhe seu login e senha do plano de saúde;
- Não empreste sua carteirinha;
- Não solicite nem aceite fracionamento de recibo;
- Não aceite propostas de reembolso sem que tenha que desembolsar pelo atendimento realizado;
- Confira se as guias dos planos de saúde informam corretamente os procedimentos realizados, sem excessos;
- Informe ao seu médico sobre exames realizados recentemente, evitando repetições desnecessárias;
- Procure preferencialmente a rede credenciada;
- Use o pronto-socorro apenas no caso de urgências e emergências.
Se for vítima ou presenciar casos de fraude, denuncie! A FenaSaúde dispõe de um canal exclusivo para a formalização de denúncias. Neste canal, a identificação do denunciante é facultativa, sendo resguardado seu anonimato.